3 de abril de 2013

Mas todo mundo fala inglês... EPA PERAE

Uma das coisas que me encorajou e que me empolgou era que todo mundo sempre dizia como aqui na Holanda todo mundo sabe falar inglês... Em Amsterdam então! VIIIXEEE! Todo mundo fala! São fluentes! Esquenta a cabeça com isso não menina! risinhos 

créditos: facebook

Sim, realmente aqui todo mundo SABE falar inglês... mas existe um abismo entre SABER e realmente FALAR!!!
Eu moro em Amsterdam, e aqui, por ser uma cidade turística bem famosa, em qualquer lugar que você vá, você encontra quem saiba falar inglês. Só que, porém, entretanto, todavia... Ninguém aqui tem inglês como língua nativa. Em algumas lojas, os funcionários tem o inglês de nível médio, aquele que a gente aprende na escola, suficiente pra entender o que estão te dizendo, e responder algumas coisas, mas não pra desenvolver toda uma conversa com vocabulário amplo. 
Quando vou levar ou buscar as kids na escola e nas atividades eventualmente tenho que conversar com algum pai, combinar playdate, e similares... Todos sabem falar, e o círculo social da minha família digamos que é bem instruído, mas mesmo assim as vezes encontro dificuldades em entender o que estão me dizendo ou de manter conversas com eles. 
Quando se vai pro centro, pra bares ou baladas, as coisas se tornam mais fáceis... Em bares muitos dos funcionários são estudantes universitários, e por serem locais frequentados por turista 24x7, eles já estão mais habituados e é mais fácil continuar com a conversa... Mas mesmo nesses lugares primeiramente vai ser usado o holandês e aí quando você solta um "I'm sorry, what are you saying?" eles automaticamente começam a falar em um inglês muito bom, mas se você não interromper logo ficarão dando discurso em holandês antes de perceber que você não fala. 
Mas outra complicação é justamente por causa dos turistas... É um festival de sotaques dos mais diferentes tipos e ritmos que tem horas que eu chego até a demorar pra perceber que o que está sendo falado é inglês. (E acredito que devem pensar o mesmo de mim!)
E comentando a imagem ali em cima meio atrasada: se tu der o azar de cair num ambiente onde a maioria é dutch... Esquece. Você vai ficar eternamente sem saber nada do que está acontecendo ao seu redor. Não que sejam mal educados e te ignorem... Enquanto o assunto é contigo, falam em inglês... Mas se por algum motivo começarem a conversar entre si, mesmo que na sua frente, é o holandês automático! Não fique achando que só porque eles sabem, eles irão falar em inglês o tempo todo... Muito pelo contrário quiridinha... E aí, beijo pra quem é neurótica que nem eu, mas quem garante que não tão falando de ti na sua frente sem você nem imaginar e ainda acenar e sorrir? (:
Mas voltemos ao foco do post... 
Sobreviver aqui só com o inglês não é impossível, mas também não é easy easy easy não... Lembre-se que o país tem como língua oficial o holandês, assim sendo as placas (tanto de direção quanto de propaganda) vão ser em holandês, em todas as lojas tudo vai  estar em holandês, as embalagens dos produtos (boa sorte com as instruções de preparo!), a tv é majoritariamente em holandês (existem programas em inglês somente com legenda em holandês, um alívio!), os jornais são em holandês... Você vai ta andando pela rua, vendo várias fachadas sem ter noção do que se trata porque... TUDO EM HOLANDÊS! Alguns restaurantes/bares/baladas até oferecem cardápios traduzidos... Mas se você só quer saber mais ou menos a programação do cinema olhando na porta... Boa sorte! 

A minha intenção não é desencorajar ninguém, como disse... Dá pra sobreviver! Porém, eu sempre acreditei facilmente nessa idéia de que "todo mundo fala inglês na Holanda", mas, por mais que saibam falar, só vão utilizar esse conhecimento quando você requisitar ou for em uma situação inevitável... E em muitas vezes não vai ser aquele inglês impecável americano com o qual você está acostumado a lidar nas aulas do cursinho ou nos vídeos da internet. Então se o seu inglês ainda não tá lá essas coisas, melhor se preparar BEM pra enfrentar a vida aqui porque o meu ''intermediário-avançado" lá do Brasil aqui é um "básico desenrolado" e olhe lá. 

E nem vou entrar no mérito de "aprenda dutch" meus amigos porque ó... ETA LINGUINHA DESGRAMADA! 

Uma boa sorte a todos que decidiram se jogar nessa empreitada... E coragem

0 comentários:

Postar um comentário