9 de abril de 2013

1 mês de Holanda!

E hoje completa um mês desde que sai de casa e botei os pés nesse país cinzento pela primeira vez. A sensação é de que esse tudo passou muito rápido e que estou aqui há bem mais tempo... Já me familiarizei com muitas coisas que de início causaram bastante estranheza e comecei a enxergar um pouco por trás dos clichês e através de todas as expectativas e idealizações. 
O engraçado é que cada conquista boba do dia-a-dia tem um peso muito maior quando acontece pela primeira vez... A primeira vez que as crianças elogiaram a minha comida. O primeiro tombo de bike. A primeira saída noturna em Amsterdam. A primeira vez que me perdi a noite em Amsterdam. A primeira vez longe de casa por tanto tempo...


Olha, não vou dizer que tudo é fácil e maravilhoso por que não é. Quando se está sozinha pela primeira vez na vida tudo é um pouco mais assustador. E estar aqui exige muita dedicação e esforço. E cansa. Você tá sempre no seu limite. E  tem momentos em que você pensa "é isso, cabo. não quero mais brincar". Não é fácil estar longe de todos... absolutamente todos que te conhecem. Não é fácil se comunicar em outra língua num país que fala uma terceira língua. Não é fácil andar 10km de bike por dia. Não é fácil ter que construir tudo do zero. 
Mas acima de tudo é aprendizado. 
A gente aprende a ser cara de pau... Perguntar, perguntar e perguntar de novo, por mais que o seu sotaque misturado com o sotaque da pessoa com a qual você está falando virem uma maçaroca só. 
A gente aprende a deixar bobeiras de lado... E daí que fulana não curte o mesmo tipo de música que você? É alguém pra te fazer companhia e falar em português sem se esforçar.
A gente aprende a experimentar... E daí que tu não faz idéia do que ta escrito no cardápio? Ta com cara bonita, vai isso mesmo. E daí que tu não entendeu nada do que ta no site do bar? A entrada é grátis é pra lá que vamos mesmo. 
Aprende a se abrir... Qualquer pessoa que te dê cinco minutos de atenção já vira seu amigo de infância, afinal, antes esse estranho que ninguém. 
Aprende a ser independente. Não tem mais ninguém pra te ajudar a decidir, tomar decisões por você ou te autorizar a fazer algo. É você com você e acabou. 
Aprende que a comida do Brasil é a melhor do mundo, e não tem nada que faz mais falta que alho, cebola, sal e óleo no tempero! 
Aprende muito mais sobre nós mesmos, coisas que jamais imaginaríamos saber. 
Aprendemos a ser pacientes, a ser mais responsáveis consigo e a se tornar responsáveis por outros também. 
Cada dia aprendemos uma coisa nova e por mais que seja exaustivo, é extremamente recompensador. Tem aqueles momentos em que a ficha cai e da pra perceber o quanto estou fazendo por mim mesma. Sozinha. E dá um puta orgulho. E aí a gente lembra de todos que duvidaram, ou que torceram contra e o orgulho só aumenta. 
Eu to aqui! Eu sobrevivi! E estou sobrevivendo! Dia após dia! 
E não só sobrevivendo, mas me apaixonando por esse país, essa cidade, essa vida... A cada passo que eu dou no meu relacionamento com as crianças, a cada volta pelo Vondelpark, a cada "trânsito" de bicicletas que eu enfrento, a cada lugarzinho oculto e lindo que eu descubro... Eu vou percebendo como isso me faz bem. Como é bom estar aqui. Viver isso. Sentir isso. 
Pedalar cansa pra caralho, ainda mais pra quem era sedentária como eu... Ao mesmo tempo em que é lindo de se ver como uma cidade desse porte consegue funcionar a base de bicicletas! 
A carne é horrível, e a comida é sem sabor... Em compensação os chocolates... ai os chocolates! E as cervejas? Ai cervejas! 
É frio, venta demais, "congelando" é o meu estado habitual... Porém as flores tão começando a aparecer e a tomar conta da paisagem cinzenta... E aos poucos vão transformando a cidade inteira num jardim impossível de acreditar de tão lindo. 
Em um mês já quero levar comigo pra sempre a máquina de lavar louças, a máquina de lavar roupas e a secadora, esse trio maravilhoso que facilita a minha vida! 
Também quero levar as casinhas lindas, as ruazinhas estreitas (que acabam comigo na hora de dirigir!), as árvores pra todos os lados e os canais! Mal consigo esperar pra ver os campos de flores e os moinhos verdadeiros! 



Foi só um mês, but it feels like forever. E ainda tem mais 11 por vir. E que todos sejam tão maravilhosos e espetaculares a sua maneira do mesmo jeito que esse primeiro foi.
A Isabella que saiu do Brasil já não existe mais. E que a nova seja uma versão aprimorada e melhorada em todos os aspectos possíveis. Que esse primeiro mês tenha sido apenas o primeiro passo de uma longa jornada de amadurecimento, sofrimento, saudades, mas também de muita felicidade! 

"Você não sabe o quanto eu caminhei.... Pra chegar até aqui!"

6 comentários:

  1. *chorando*, parabéns, Isa, sei exatamente como é <3 e só melhora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Leee! :D
      Que continue a melhorar e melhorar sempre!
      Pra mim e pra você também! hahahah
      Beijos!

      Excluir
  2. Parabénsss Isa! por tudo! e principalmente por se permitir tudo isso!
    Estou daqui torcendo por vc!

    beijao!
    Johnny

    ResponderExcluir
  3. Isabella, adorei seu blog e a maneira como escreve. Já tinha ideia de que queria ser Au Pair na Holanda assim que acabar a faculdade, mas depois que vi seu blog quero que tudo passe mais e mais e mais rápido, para que esse meu sonho se realize. Tudo deve ser incrível, apesar de todas as dificuldades.
    Agradeço pelos seus posts e desejo de coração que seu ano por ai seja realmente incrível !
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Shádia, muito obrigada!
      Se esse é o seu sonho corra atrás mesmo porque aqui é realmente maravilhoso!
      Boa sorte com tudo aí!
      Beijos

      Excluir