23 de março de 2013

HBN - Huisje Boompje Nanny


Uma das coisas que mais me perguntam é a respeito da agência que eu contratei pro au pair. 
Como antes de contratar, eu também busquei por informações like crazy, afinal, uma coisa é a imagem que a agência vende, outra bem diferente é a experiência de quem realmente utilizou os serviços, eu resolvi contar da MINHA experiência com a HBN. 



A primeira coisa que fiz quando decidi pelo au pair na Holanda foi me cadastrar no GAP e no APW, comecei a entrar em contato com famílias e ver o que elas procuravam nas suas au pairs... Até então, não havia realmente conhecido NENHUMA menina que havia feito o au pair pra lá e tava bem receosa. 

Uma das famílias que favoritei no GAP, me favoritou de volta e quando li no perfil que a host mom é dona de agência de au pair já pensei em: SCAM!!!!!!!!!!!! Ela vai me dizer que tem agência, que preciso mandar dinheiro, que preciso pagar e depois vai sumir. 
Como boa ~~little stalker~~ que sou, já me prontifiquei a googlar o nome dela + au pair agency. 
E acabei descobrindo que a agência era de verdade sim. Mas isso não me garantia que era uma empresa idônea, certo? 
Achei a página da agência no facebook, e comecei a procurar meninas que haviam ido por ela, e poderiam me dar alguma referência... 
E foi só então, que tive a idéia GENIAL de procurar grupos no facebook, que fossem de au pairs na Holanda. 
Pra minha surpresa, quando fui aceita no grupo de brasileiras, a maior parte das meninas não só haviam ido pela HBN, como falavam extremamente bem dela. 
A essa altura do campeonato eu já havia entrado em contato com a agência via e-mail e estava começando a conversar com a Laura, agente que me foi designada pela Emeline... sim! A host mom do GAP! Dona da HBN! 

Com as mudanças na lei, houveram algumas mudanças entre o processo que eu fiz e o que as meninas estão fazendo agora, abaixo vou tentar explicar como estão acontecendo as coisas pela HBN agora... Vem comigo! 

Passo a passo:

Já aviso que esse texto vai ser longo. Vou colocar como é feito o processo e em seguida como foi COMIGO em cada fase. Ou seja... Senta que lá vem história... 

Primeiramente se tem que preencher o REGISTRATION FORM. É um arquivo bem simples, só com alguns dados. 
Junto com ele se envia algumas fotos suas, como se fosse as fotos prum application de agência americana mesmo. 

(Meu caso: Mico gigantesco eu tentando enviar isso desesperadamente pro email da agência e recebendo mensagem de erro, PORÉM, os emails estavam indo. Eles receberam uns... três ou quatro registrations meu, mais um email avisando que não conseguia enviar por nada RERERE)

Com a mudança da lei, mudou-se a maneira de cobrar as taxas da agência. Quando eu dei entrada no processo era: 125 euros pra agente brasileira, 125 euros pra agência holandesa!  Agora são 30 euros de inscrição no programa, pagos nessa etapa e 120 euros pra agente brasileira mais 120 pra agência holandesa. 

O pagamento da inscrição sendo feito, o próximo documento a ser preenchido e enviado é o INTAKE FORM, um arquivo com várias perguntas a seu respeito, que englobam T-U-D-O. Desde sua experiência com crianças, até a sua relação com a sua família e experiências profissionais paralelas. 

Existe um novo formulário a ser preenchido, que eu não sei exatamente em que ponto deve ser feito, mas IMAGINO EU, que seja junto com o intake, pois nele existe uma lista de tarefas que você assinala se sabe ou não fazer e se está disposta ou não a fazer. Desde tarefas de casa como varrer, até tarefas de criança, como trocar fraldas. Ao contrário do intake em que você escreve por extenso, contando uma história, esse é apenas de assinalar: sim, não, quero aprender, não quero aprender. fim. 

É nesse momento que o pagamento para a agente brasileira tem que ser feito, pois é quando ela começa a prestar os serviços dela.

(Meu caso: ficou acertado entre eu e a Laura que só pagaria após o meu match, por causa de toda a minha situação com a APC, então fui direto pra próxima etapa.)

O Intake completo, você faz uma entrevista com a agente brasileira, eu fiz com a Laura, mas agora só tem a Nadja. Essa entrevista é pra revisar seu intake, ver se ficou alguma dúvida a respeito do programa, se tem algo que pode ser melhorado nele, enfim... Como uma consultoria a respeito do seu perfil. 

(Meu caso: como eu já estava no processo pros states HÁ MESES, eu já sabia de cor o que responder em todos os campos, sendo assim, nem precisei rever nada, a Laura só tirou minhas dúvidas e explicou um pouco mais sobre COMO É ser au pair na Holanda. Como não precisei pagar inscrição,  entre preencher o registration e o intake se passaram... dois dias, e olhe lá!)

Entrevista com a Nadja feita, ela envia seus documentos pra HBN na Holanda e marca uma entrevista com as agentes de lá, a Emeline e a Lizzy. Como elas que te apresentam pras famílias, além de querer saber o nível do seu inglês, elas repassam pelo intake também, querendo mais detalhes de você pra ter uma idéia melhor de como você é e com que tipo de família você se daria melhor. 

(Meu caso: Tive a entrevista somente com a Emeline, até hoje só falei com a Lizzy via e-mail mesmo, e não sei por que. Com a Emeline foi tranquilíssimo, ela disse que as minhas respostas estavam bem completas e que eu parecia ser bem madura, que ela inclusive pensou em me chamar pra ser a au pair DELA, porém havia começado a conversar com uma outra garota antes e já tinham se acertado. Ela disse que não demoraria pra eu conseguir uma família pois tinha  um excelente perfil. 
ps: no dia fiquei super WOW ela me queria pra au pair dela! mas depois pensei bem e: magina só ser au pair da dona da agência? se der problema cê reclama pra quem? D:)

Aí agora é esperar pelas famílias!

Quando a família procura a agência, elas apresentam as au pairs que acreditam que combinem com a família, e marcam um skype entre os dois para se conhecerem. 
A gente recebe um arquivo chamado SUMMARY TAL FAMILY, que é onde tem as informações a respeito da família... Endereço, quantidade de crianças, idades,  como eles são, o que eles esperam, como vai ser a rotina... Enfim... Tudo o que você precisa saber pra aceitar ou não fazer o skype com a família. 
Geralmente no email já vem a data e hora em que a família quer falar contigo. 
Logo após o primeiro skype a família já decide com qual au pair quer continuar a falar, e a HBN dispensa a outra. Ou seja, nada de ser enrolada forever por família indecisa! 

(Meu caso: eu falei com duas famílias. Achei ambas bem legais, e acho que o sistema de "acho que eles podem dar certo juntos" da Emeline até que funciona bem! hahahaha
A primeira foi pouquíssimo tempo depois de fazer a entrevista com ela, e a segunda umas duas semanas depois! Tudo bem rapidinho mesmo!)

AÍ VEIO O MATCH! 
O meu veio por um email da Lizzy, me comunicando que eles queriam eu como au pair. Não sei se outras famílias fazem diferente, então não tenho como chutar! 

Depois do match vem a parte burocrática...
De cara precisa preencher o documento pra solicitar o visto... É bem simples, seus dados, o consulado no qual irá retirar e o aeroporto de onde irá embarcar. 
Junto com ele tem que enviar o passaporte escaneado... TODAS AS PÁGINAS. 
E aí os documentos que são necessários pra qualquer país também: atestado de saúde e de antecedentes criminais. 

Quem dá entrada no visto é a HBN juntamente com a família, no IND. A nós, resta apenas esperar pela aprovação e levar o passaporte no consulado daqui pra pegar o stamp. 

Além disso, temos que providenciar alguns documentos para serem apresentados na Holanda: segunda via de certidão de nascimento legalizada e traduzida e procuração caso vá deixar alguém responsável pelas suas coisas aqui. 
DICA: vá atrás disso logo depois do match, tem alguns prazos chatos que podem atrapalhar sua vida caso não tenha tempo de sobra como eu! 

E aí depois do visto é marcar a passagem e embarcar! (:
E ah! Pagar a taxa da HBN quando chegar lá!

Pela nova lei, as agências só podem cobrar uma taxa de 30 euros de inscrição no programa. Porém, como ninguém vive de vento, as taxas da HBN passaram a ser opcionais, 120 euros pra agente brasileira, 120 euros pra agência holandesa. 
Só que como funciona? Se você optar por não pagar essas taxas, você preenche o registration, envia suas fotos, paga a inscrição, eles te colocam na lista de au pairs interessadas, PORÉM, todo o suporte e apoio das agentes não se aplica a você. Existe um au pair book pras famílias consultarem, porém a maioria prefere o serviço personalizado, com as entrevistas completas e perfis indicados. Você economiza, porém suas chances de conseguir família se reduzem DRASTICAMENTE. 

Espero ter conseguido cobrir tudo aqui e ter tirado todas as dúvidas a respeito da HBN. 
Qualquer coisa, é só perguntar! 

Vai aqui o blog da HBN Brazil, feito pela Nadja: http://hbn-brazil.blogspot.com.br/

7 comentários:

  1. Oi Isa, muito obrigada pelo post, foi mt útil!!! Me conta uma coisa: o que eh mvv? Bjs Paula

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    1. Oi Paula!

      Bom, o MVV é o nosso visto de residência temporária. Como não temos cidadania européia, precisamos desse visto especial para ficar mais de 90 dias dentro do país. Ele não é específico para au pairs, é pra qualquer pessoa que precise ficar por um longo período no país por qualquer motivo.
      No caso das au pairs, quem paga pelo MVV é a família.
      No caso da HBN, existe um documento chamado MVV pra ser preenchido, mas na verdade é apenas uma compilação dos seus dados que serão utilizados pra fazer a solicitação do visto na Holanda. Não é um documento governamental oficial nem nada do tipo, mas precisa estar correto pois é com o que está nele que darão entrada no seu visto.
      Espero que tenha dado pra entender!
      Beijos!

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  2. Muito show seu post!!! Pode colocar meu e-mail de contato se quiser.
    Detalhes... a Emeline tem o perfil dela no APE para caçar futuras au pairs que tenham um bom perfil para serem au pairs de famílias da HBN, não exatamente dela. Claro, ela também tem au pair, mas até hoje não sei como ela faz.

    O novo processo está para ser aprovado, já que a lei vai mudar tudo e já copmeça a valer dia 1 de junho. Não teremos mais taxa de agente/agência, somente o pagamento da inscrição. mas mais informações eu passo mais pra frente, pois também preciso receber confirmações da Emeline :) o que acho mais importante, além do novo valor (visto que será pago pela au pair); é que agora podem ser au pair mulheres até 30 anos. :)

    beijao

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    1. Obrigada Nadz! Vou colocar sim!!

      E eu fiquei sabendo disso da Emeline depois, nos primeiros contatos que fiz com ela pelo GAP ela falou comigo como se ELA estivesse procurando au pair pras kids dela e comentou novamente no skype. Não sei se ela faz isso com todas que encontra nesses sites pra, sei lá, a menina se interessar pela agência primeiro, mas não conheci nenhuma outra que foi "pescada" pela Emeline pra confirmar! HAAHHAHAHA

      Eu to só esperando mais infos pra fazer um post sobre isso também! Acho bem importante! :D

      Beijos

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  3. muito bom o post!! as passagens, são pagas pela au pair?

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    1. Oi Gabi, isso depende de família pra família e de agência pra agência!
      Tudo vai ser da negociação que tu tiver com a tua família e dos procedimentos da tua agência!

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