7 de setembro de 2013

das maravilhas de se viajar sozinha

Quando eu digo que estou indo pra algum lugar sozinha muita gente se espanta. 
"Nossa, mas você é corajosa hein!"
"Sozinha? Não é perigoso?"
"Ai eu não teria coragem, é tão solitário." 

Claro que isso passa pela cabeça de todo mundo antes de iniciar uma viagem sozinha (especialmente quando se é mulher)... Os riscos de se viajar sozinha são grandes, mas isso não quer dizer que eles não apareçam quando se viaja acompanhada também. 
Aqui na Europa eu fiz duas viagens com amigas queridas, e a minha grande viagem de verão all by myself. Todas foram ótimas, mas existe toda uma graça em se viajar sozinha que é difícil de tentar explicar...
Mas vamos lá... 





1. Não é solitário at all. 



A coisa mais fácil de quando se viaja sozinha é fazer amigos e companheiros de viagem. Quando já tem alguma companhia, você tende a se fechar no seu grupo, e mesmo parando pra conversar com outros você, querendo ou não, está "atrelado" aos planos que já foram feitos em conjunto. Quando se está sozinho, você não só se abre, mas também atrai outras pessoas a virem conversar contigo, perguntar quais são os planos, o que já fez, pra onde vai e etc. E, pra mim, essa é somente a parte mais legal de todas da viagem: conhecer gente nova! Quando você ta viajando, você cruza o caminho de gente que você pode nunca mais vir a ver na vida... E são tantas histórias diferentes, caminhos diferentes, tanta gente interessante... Pra mim, é mágico e inspirador. 




2. Os perigos são os mesmos. 

Na verdade eu não sei muito bem quais são os receios de quem tem medo de viajar sozinho. Por que, pra mim, todos os perigos que se corre quando se viaja sozinho, são os mesmos que se correria acompanhado. Ser roubado, se perder, perder itens de valor, ser enganado... Acredito que mulheres se enquadram num alvo de risco maior, mas no meu caso, que sempre viajo com outras mulheres, acaba dando na mesma. E se precaver você deve em qualquer circunstância. Seja acompanhada ou não.




3. Liberdade pra ir e vir

Essa é a minha segunda parte favorita de viajar sozinha. Não tem nada mais gostoso do que poder fazer tudo do jeitinho que você quer. Desde decidir quando chegar/partir, escolher o hostel, decidir o trajeto que fará... tudo! Pras chatinhas que nem eu que gostam de curtir a vibe da cidade e deixar que ela me leve, não tem nada mais chato do que ficar preso a um cronograma e/ou trajeto o tempo todo... Acho sensacional poder acordar a hora que eu bem entender, me arrumar na minha, abrir meu mapa e decidir pra onde vou querer ir e como vou fazer... Se vou a pé, se andarei, se irei dando cambalhotas... Quanto tempo vou perder naquele lugar, se vou pro próximo ou se sento e observo por um tempo, se volto, se fico... Isso é algo que AMO. Tem gente que acha isso overwhelming, não consegue lidar muito bem com o fato de ter que tomar as decisões e tudo por conta própria. Não que seguir os planos de outra pessoa seja ruim, mas as vezes você quer curtir aquele lugar mais um pouquinho e a outra pessoa não gostou dali, ou gostou, mas está ansiosa pra ver algo mais, ou nem queria ter ido ver aquilo pra começo de conversa... Enfim. A partir do momento que se dispõe a viajar com outra pessoa, se tem que pensar na necessidades e prioridades daquela pessoa também, o que ela quer ou não fazer, o que ela espera dessa viagem ou não. Quando se viaja sozinho, sua única obrigação é consigo mesmo. E isso é extremamente libertador.



Mas serei obrigada a dar o braço a torcer em um quesito: TIRAR FOTOS SOZINHA É HORRÍVEL! HAHAHAH Se preparem pra muitas fotos tortas tiradas por outros turistas aleatórios e outras com ângulos péssimos por que você foi obrigada a tirar sozinha! 

E falando em fotos as do post foram completamente aleatórias só pra ilustrar mesmo! HAHAHA e a última em especial pra provar que algumas fotos sairão horríveis e não há nada que se pode fazer quanto a isso! 

Um comentário:

  1. Eu mega concordo! E quando você viaja sozinha você conhece MUIIIITO mais gente do que quando está acompanhada por suas amigas. Pois quando você tem mais gente ao redor, as pessoas ficam mais acoadas de se aproximarem e você também não reparar muito nisso, afinal já tem companhia.
    Eu arrumei minhas melhores parceiras de viagem quando viajei sozinha :D

    ResponderExcluir